Uma missão que visa colocar em órbita um satélite envolve várias partes. Cada uma dessas partes é geralmente denominada “segmento”. Dentre os vários tipos de segmentos, os mais conhecidos são:
• Segmento Espacial: é o segmento que é colocado em órbita, também conhecido como satélite.
• Segmento Lançador: é o segmento utilizado para colocar o satélite em órbita, também conhecido como foguete.
• Segmento Solo: é a parte encarregada da supervisão do funcionamento do satélite, seu controle e recepção dos dados de suas cargas úteis.
O Segmento Espacial, ou satélite, é normalmente dividido em duas grandes partes. A primeira delas é designada Plataforma e contêm os todos os equipamentos necessários para o funcionamento do satélite. A segunda parte é denominada Carga Útil e é constituída pelos equipamentos requeridos para o cumprimento da missão dos satélites.
Os equipamentos que formam a Plataforma dos satélites são normalmente organizados em subsistemas. Assim é feito para sistematizar o trabalho de especificação, compras, projeto, revisão, montagem e testes, dividindo-o em áreas de competência. Os subsistemas usualmente encontrados nos satélites convencionais são os seguintes:
1. Controle de Altitude : Tem por objetivo controlar o apontamento do satélite no espaço. Equipamentos utilizados: rodas de reação ou volantes de inércia; bobinas magnéticas; sensores de Sol, de Terra e estrelas; magnetômetros; giroscópios.
2. Suprimento de Energia: Fornece a energia necessária aos diversos subsistemas. Equipamentos utilizados: painéis solares e seus diversos acessórios; conversores; baterias. Os painéis solares são necessários já que devido à longa duração das missões não seria possível suprir as necessidades dos satélites apenas com baterias previamente carregadas em Terra.
3. Telecomunicação de Serviço: Envia e recebe os dados que permitem o acompanhamento do funcionamento e o comando do satélite. Equipamentos utilizados: transmissores; receptores; antenas.
4. Gestão de Bordo: Processa as informações recebidas da ou a serem enviadas para a Terra, assim como as informações internas ao satélite. Equipamentos utilizados: computador(es) de bordo e seu software.
5. Estrutura e Mecanismos: Fornece o suporte mecânico e de movimento para as partes do satélite. Também oferece proteção contra as vibrações de lançamento e contra a radiação em órbita. Equipamentos utilizados: mecanismos de abertura de painéis solares e de separação do lançador; mecanismos de abertura de antenas; mecanismos de extensão e de alinhamento; suspensões com amortecedores.
6. Controle Térmico: tem por objetivo manter os equipamentos dentro de suas faixas nominais de temperatura. Equipamentos utilizados: aquecedores; tubos de calor; isoladores; pinturas; radiadores.
7. Propulsão: tem por objetivo fornecer o empuxo necessário para o controle da atitude e da órbita do satélite. Equipamentos utilizados: bocais ou tubeiras; válvulas; reservatórios; tubulações.
Referência:
SOUZA, Petrônio Noronha de. Programas Espaciais e a tecnologia de Satélites. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário