sexta-feira, 26 de abril de 2013

Governo brasileiro autoriza a construção do seu primeiro satélite geostacionário.


      Em fevereiro do ano passado, o governo brasileiro autorizou a construção do  seu primeiro satélite geoestacionário .
       Segundo Paulo Bernardo, Ministro das Comunicações: "Se quiséssemos comprar um satélite pronto, certamente alguém tem em alguma prateleira. Não queremos fazer isso, queremos ter um processo de integração, de construção, de montagem, até para gerar a capacidade de construir outros depois".
       O governo já tem prontos as minutas dos decretos que viabilizará a construção do satélite e não será necessário abrir licitação, pois um dos decretos já estipula as empresas responsáveis para construção do satélite. Isto de dever ao fato do governo considerar como segurança nacional, já que também, será usado pelas Forças Armadas.
      O custo previsto para o satélite será de R$ 716 milhões, seu lançamento está previsto para 2014. Estima-se que a maior parte da tecnologia empregada será brasileira, tendo em vista, o tempo determinado para seu lançamento.
      O satélite geoestacionário brasileiro está sendo considerado um projeto estratégico, pois atenderá tanto a comunicação quando a defesa nacional.
O Brasil passou a investir mais em tecnologia e isso fortalece o desenvolvimento do país.O fato é que o Brasil está investindo em tecnologia que contribuirá para a evolução do pais.

4 comentários:

  1. Bem que todo esse dinheiro poderia ser investido primeiro na educação, daí seria possível desenvolvermos tecnologia de verdade.

    ResponderExcluir
  2. O governo investe muito em educação, mas acontece que esse investimento em alguns são desviados. Entretanto o governo não pode se limitar apenas na educação, ele tem que investir em tecnologia também.

    ResponderExcluir
  3. Quanto é o custo de um satélite em outros países??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O custo de um satélite em outros países varia de acordo a tecnologia empregada e o tipo de satélite,mas no caso do Brasil o investimento é grande devido a construção de um satélite ser recente.

      Excluir